segunda-feira, 16 de março de 2009

O Google jurídico brasileirinho!!!


Caros leitores,

Em umas das minhas muitas pesquisas, encontrei o site da LEXML - REDE DE INFORMAÇÃO LEGISLATIVA E JURÍDICA, operando ainda em fase experimental, mas que promete estar a todo vapor em poucos dias.

Estão dizendo por aí que é o GOOGLE das leis brasileiras! Será?

Segundo seus desenvolvedores :

"Trata-se de um portal especializado em informação jurídica e legislativa. Pretende-se reunir leis, decretos, acórdãos, súmulas, projetos de leis entre outros documentos das esferas federal, estadual e municipal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o Brasil: uma rede de informação legislativa e jurídica que pretende organizar, integrar e dar acesso às informações disponibilizadas nos diversos portais de órgãos do governo na Internet.
O LexML significa mais do que a unificação da informação legislativa e jurídica em um único portal: trata-se de uma infra-estrutura que permitirá manipular eficazmente a gigantesca quantidade de informações existentes no país. O LexML facilitará o acesso do cidadão à informação, cumprindo assim o preceito constitucional que define o cidadão como o titular do direito de acesso à informação (CF, Art 5º, XIV), e contribuirá na agilização de processos judiciais, administrativos e legislativos. "

Fiz algumas pesquisas iniciais sobre meus temas de interesse (basicamente o Direito Administrativo...) e adorei! Continuarei testando e num futuro breve conto o resto dessa experiência!!!
*****************************************
Em 18/03/2009, GUSTAVO ROCHA publicou em seu blog Gestão.Adv.Br um post (confira aqui) sobre a ferramenta LEXML.
E o melhor! Fazendo referência ao A ADVOGADA!!!

Um comentário:

pedrocesar disse...

Interessante, espero que dê certo, sou analista de sistemas e estudante de direito e confesso que hoje tenho certo incômodo ao procurar legislação.

Vou replicar a informação em meu blog: www.tecdom.com.br/blog

Parabéns pelo blog.